O que fazemos

XXI Ciclo de Seminários | Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem!

XXI Ciclo de Seminários | Como fazer avaliação diagnóstica usando mapas conceituais com erros

XXI Ciclo de Seminários | Por que definir a pergunta focal é importante?

Conceitos portais: obstáculos de aprendizagem que você precisa conhecer

Conceituados e a conexão entre ensino e extensão

XXI Ciclo de Seminários | Mapas conceituais e o conhecimento metacognitivo

Jornal da USP divulga aplicativo que usa mapas conceituais com realidade aumentada

Mapas conceituais e ondas semânticas

XXI Ciclo de Seminários | Um novo olhar sobre a vida acadêmica

Química com realidade aumentada

XXI Ciclo de Seminários | O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos?

XXI Ciclo de Seminários | Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual

XXI Ciclo de Seminários | Da representação à modelagem de conhecimento

Ep. 017 | Por que usar cores nos mapas conceituais? | Ft. Thalita Nascimento

Ep. 016 | Dicas para a prova de proficiência | Ft. Nivia Macello

Ep. 016 | Dicas do Paulo: revisão dos mapas conceituais

XXI Ciclo de Seminários

Ep. 016 | Eye Tracking (rastreamento de olhar) | Ft. Thalita Nascimento

XX Ciclo de Seminários | Mapas conceituais como material de ensino sobre modelos atômicos

Ep. 015 | Dicas do Paulo: modelos de conhecimento, organização dos mapas com cores e colaboração

Ep. 015 | O que é inglês instrumental? | Ft. Nivia Macello

XX Ciclo de Seminários | Por que vale a pena usar mapas conceituais?

Ep. 015 | Entrevistas mediadas com mapas conceituais | Ft. Joana Aguiar

XX Ciclo de Seminários | Identificando conexões disciplinares usando mapas conceituais

Especial 50 anos | 6. A tecnologia como aliada

Especial 50 anos | 5. Conferências internacionais

XX Ciclo de Seminários | Análise de vizinhança de mapas conceituais

Especial 50 anos | 4. Livros marcantes

Especial 50 anos | 3. Marco Antônio Moreira: O brasileiro pioneiro

XX Ciclo de Seminários | Como fazer bons mapas conceituais?

Especial 50 anos | 2. Trabalhos de Joseph Novak

Especial 50 anos | 1. Como tudo começou?

Especial 50 anos | Seis episódios para você

Especial 50 anos | Confira a agenda do Conceituados

Ep. 014 | Dicas do Paulo: mapas conceituais no planejamento da disciplina

XX Ciclo de Seminários | Como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais

XX Ciclo de Seminários | Mapas conceituais como ferramenta de avaliação na sala de aula

Ep. 014 | Mapa resolve tudo? | Ft. Paulo Correia

Confira o certificado de participação do XX Ciclo de Seminários

Ep. 014 | Imagens em mapa, pode? | Ft. Kleyfton Soares

Confirme o seu interesse até amanhã: ECQ 5720 Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais: Fundamentos, Desafios e Perspectivas

XX Ciclo de Seminários | Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares

Bate papo sobre a disciplina ECQ 5720 Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais: Fundamentos, Desafios e Perspectivas

Ep. 013 | Dicas do Paulo: síntese de ideias com mapas conceituais e o compartilhamento de mapas

Ep. 013 | Bate papo com pós-graduandos | Ft. Fernanda Marco, Natália Quinquiolo e Wallace Santana

Ep. 013 | Educação continuada: uma experiência em ambiente hospitalar | Ft. Enfermeira Estela Silva

Ep. 012 | Dicas do Paulo: ponta de seta, mapeando um tema que você domina e modelos de conhecimento

Ep. Especial Final de ano e planos para 2022 | Ft. Equipe Conceituados

XX Ciclo de Seminários

Ep. 012 | Como vencer a procrastinação? | Ft. Simone de Ávila

Ep. 012 | Mapas em sala – uma experiência no ensino superior | Ft. Paulo Correia

Ep. 011 | Dicas do Paulo: temática, mapas para modelar ideias e como fonte de inspiração

Ep. 011 | Por que o stress é prejudicial na aprendizagem? | Ft. Simone de Ávila

XIX Ciclo de Seminários | Paulo Correia, USP

Ep. 011 | Mapas em sala – uma experiência no ensino médio | Ft. Marília Soares

Ep. 010 | Dicas do Paulo: brainstorming de conceitos e refinamento dos termos de ligação

XIX Ciclo de Seminários | Thalita Nascimento, USP

Ep. 010 | Técnicas de aprendizagem para estudantes | Ft. Simone de Ávila

Ep. 010 | Mapas em sala – uma experiência no ensino fundamental | Ft. Ronise Corrêa

XIX Ciclo de Seminários | Ivan Capdeville Jr, ALMG

Ep. 009 | Dicas do Paulo: Conceitos com imagens, revisão de mapas antigos e apresente seus mapas

Ep. 009 | Como foi a nossa organização na pandemia? | Ft. Izabela Souza, Marília Soares & Bruno Rosa

XIX Ciclo de Seminários | Keli Cristina Maurina, UTFPR

Ep. 009 | Mapas na sala de aula – uma experiência no Ensino Fundamental | Ft. Raíssa Ballego

Ep. 008 | Dicas do Paulo: mapas colaborativos para aprender a aprender e o uso do CmapCloud

XIX Ciclo de Seminários | Izabela de Souza, USP

Ep. 008 | Como você organiza os seus estudos? | Ft. Thalita Nascimento & Gabriel Santos

Ep. 008 | Como introduzir mapas conceituais para estudantes com cegueira? | Ft. Franciele Beal

XIX Ciclo de Seminários | Thiago von Atzingen Bueno, UNASP

Ep. 007 | Dicas do Paulo: importância de revisar o mapa conceitual

Ep. 007 | Quais são os produtos e benefícios da IC na USP? | Ft. Raissa Ballego e Thalita Nascimento

XIX Ciclo de Seminários | Stela Maris Aguiar Lemos, UFMG

Ep. 007 | Mapas no Ensino Fundamental e Ensino Médio | Ft. Ronise Corrêa

Ep. 006 | Dicas do Paulo: organize, compartilhe seus mapas e reflita sobre sua aprendizagem

XIX Ciclo de Seminários | Camilla Marangão, USP

Ep. 006 | O que é a Iniciação Científica? | Ft. Jara Daiana & Raíssa Ballego

Ep. 006 | Mapas conceituais em aulas remotas com o Jamboard | Ft. Núria Gonçalves & Renato Bastos

Ep. 005 | Dicas do Paulo: erro nos mapas, plataforma Sero! e modelos de conhecimento

Ep. 005 | Dicas para passar na FUVEST | Ft. Ana Júlia, Giovanna Faysano & Leonardo Bispo

Ep. 005 | Mapeando sua disciplina no planejamento do ensino | Ft. Ivan Capdeville Jr

Ep. 004 | Dicas do Paulo: use conceitos pequenos, para quem é o seu mapa e avaliando com mapas

Ep. 004 | Mapas conceituais para organizar sua rotina de estudos e trabalho | Ft. Silvia Abensur

Ep. 004 | Mapeamento colaborativo: por que é importante e como colaborar? | Ft. Raíssa Ballego

Ep. 003 | Dicas do Paulo: delimitação do tema, mapeando sozinho e incluindo links nos mapas

XVIII Ciclo de Seminários | Joana Aguiar, UFF/RJ

Ep. 003 | Como organizar os estudos? | Ft. José Francisco & Adailton Baleeiro

Ep. 003 | Como aprender ou melhorar a técnica? | Ft. José Francisco

XVIII Ciclo de Seminários | Jerson Romano Jr, Professor da SEE/SP

Ep. 002 | Dicas do Paulo: mapas pequenos são melhores, o CmapTools e compartilhe seus mapas

Ep. 002 | Aprender a aprender | Ft. Simone de Ávila

XVIII Ciclo de Seminários | Silvia Abensur, UNIFESP

Ep. 002 | Por que fazer um mapa conceitual? | Ft. Marília Soares

Ep. 001 | Dicas do Paulo: aprender a aprender, verbo no termo de ligação e revisão dos mapas

XVIII Ciclo de Seminários | Luan Santos, UFPE

Ep. 001 | A importância de organizar a vida | Ft. Luan Santos

Ep. 001 | Mapa conceitual e mental é tudo a mesma coisa? | Ft. Paulo Correia

Ep. 000 | Conheça o Conceituados

XVIII Ciclo de Seminários | Henri Leboeuf, IFPR

XVIII Ciclo de Seminários | Ivan Capdeville Jr, Escola do Legislativo/MG

XVIII Ciclo de Seminários | Marília Soares, USP

XVIII Ciclo de Seminários | Adailton Baleeiro, USP

XVII Ciclo de Seminários | Mineração de dados em ambientes de aprendizagem: criando alertas antecipados

Live #24 | Como eu crio mapas conceituais usando o CmapTools?

XVII Ciclo de Seminários | Aprendendo com os movimentos oculares dos professores

Live #23 ESPECIAL | A aprendizagem significativa do professor no planejamento do ensino com mapas – Evelyse Lemos

XVII Ciclo de Seminários | Sistema atencional, aprendizagem e mapas conceituais

Live #22 | Por que eu não consigo usar os mapas nas minhas aulas?

XVII Ciclo de Seminários | Atividades preparatórias e desempenho dos estudantes na sala de aula invertida

Live #21 ESPECIAL | Mapas conceituais e inteligência artificial: união improvável? – Alberto Cañas

XVII Ciclo de Seminários | Quais são as possíveis formas de usar mapas conceituais em atividades colaborativas?

Live #20 | Por que é importante revisar os mapas conceituais?

Bate papo #16 | Mapas e as aulas interdisciplinares | Professor Tiago Ribeiro

XVII Ciclo de Seminários | Avaliação formativa com mapas elaborados pelo professor: a devolutiva imediata

Live #19 ESPECIAL | Cursos remotos e a aprendizagem significativa – Romero Tavares

Bate papo #15 | Mapas e as pesquisas brasileiras | Professora Graziela de Souza

Live #18 | Como usar os mapas dos professores na sala de aula?

XVII Ciclo de Seminários | Conceitos portais: um ponto de atenção no caminho para a aprendizagem

Bate papo #14 | Mapas e as proposições dinâmicas | Professor Adriano Nardi

Live #17 ESPECIAL | Como usar os modelos de conhecimento? – Rodrigo Carvajal

XVII Ciclo de Seminários | Como os mapas conceituais podem ser utilizados para mediar entrevistas?

Bate papo #13 | Mapas e o conhecimento procedimental | Professor Eduardo Takahashi

Live #16 | É possível mapear qualquer tipo de conhecimento?

Live #15 | Por que os alunos tem dificuldades em fazer mapas?

Bate papo #12 | Mapas e a aprendizagem significativa | Professora Rejane Lira

Live #14 | Os mapas estimulam a colaboração?

Bate papo #11 | Avaliação usando mapas com erros | Professora Ronise Corrêa

Live #13 | Como os mapas se relacionam com a aprendizagem significativa?

Bate papo #10 | Mapas conceituais e os saberes populares | Professora Silvia Beber

Live #12 | Como avaliar a aprendizagem usando conceitos obrigatórios?

Bate papo #09 | Transformando textos didáticos em mapas conceituais | Professora Marianna Junqueira

Live #11 | Como identificar interfaces interdisciplinares com mapas?

Bate papo #08 | Mapas para deficientes visuais | Professora Sandra Cardinali

Mapeando a Química Geral

Live #10 | Onde estão os conceitos mais difíceis da sua disciplina?

Lançamento de volume especial sobre mapas conceituais | CEMeR

Live #09 | Como criar atividades para avaliar a aprendizagem?

Bate papo #07 | Mapas conceituais e neurociência | Professor Kleyfton Soares

Bate papo #06 | Mapas conceituais na matemática | Professor Luan Santos

Live #08 | Como mapear temas amplos?

Bate papo #05 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Ana Carolina

Live #07 | A tecnologia ajuda a incluir os mapas nas aulas?

Bate papo #04 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Melissa Dazzani

Live #06 | O que você quer saber? Qual é a sua dúvida?

Bate papo #03 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Raíssa Ballego

Live #05 | Como ir além dos mapas conceituais descritivos?

Bate papo #02 | Conheça a equipe do Coursera | Professor Adailton Baleeiro

Live #04 | Um bom mapa conceitual deve apresentar quantos conceitos?

Live #03 | Como e quando usar a análise estrutural de mapas

Bate papo #01 | Conheça a equipe do Coursera | José Francisco

Live #02 | Como planejar a avaliação com mapas conceituais

Live #01 | Avaliação de mapas e avaliação com mapas

Lançamento do volume especial sobre mapas conceituais | CEMeR

Mariana Acquarone

Destaques