Categorias
Artigos Pesquisa

Abordagem neurocognitiva de processos atencionais envolvidos na aprendizagem mediada por mapas conceituais

Artigo completo | RBECT, 2020

Abordagem neurocognitiva de processos atencionais envolvidos na aprendizagem mediada por mapas conceituais

Kleyfton Soares da Silva, Laerte Silva da Fonseca, Paulo Rogerio Miranda Correia

Resumo
O engajamento atencional do aluno durante a aprendizagem parece ser o principal objetivo a ser alcançado quando se está elaborando um material instrucional. O mapeamento conceitual tem sido difundido com uma técnica promissora para a aquisição e representação de ideias, revelando-se como uma alternativa pedagógica útil no cotidiano escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar subsídios teóricos nos campos da neurociência cognitiva, psicologia cognitiva e educação para justificar, a partir do funcionamento cerebral da atenção, estratégias pedagógicas que exploram o uso de mapas conceituais. Um quadro de referência foi produzido com indicações de mapas conceituais que levam em consideração o fator “atenção” no processo de aprendizagem, como o mapa com erros, com lacunas, com figuras e com cores/contrastes. Baseada nas noções de mecanismos atencionais e processamento da informação da Teoria da Carga Cognitiva, uma proposta de construção de mapas conceituais foi apresentada para exemplificar a aplicação da literatura discutida.

Leia o artigo completo
Clique aqui para acessar o texto completo.