O que fazemos XXI Ciclo de Seminários | Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem! XXI Ciclo de Seminários | Como fazer avaliação diagnóstica usando mapas conceituais com erros XXI Ciclo de Seminários | Por que definir a pergunta focal é importante? Conceitos portais: obstáculos de aprendizagem que você precisa conhecer Conceituados e a conexão entre ensino e extensão XXI Ciclo de Seminários | Mapas conceituais e o conhecimento metacognitivo Jornal da USP divulga aplicativo que usa mapas conceituais com realidade aumentada Mapas conceituais e ondas semânticas XXI Ciclo de Seminários | Um novo olhar sobre a vida acadêmica Química com realidade aumentada XXI Ciclo de Seminários | O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos? XXI Ciclo de Seminários | Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual XXI Ciclo de Seminários | Da representação à modelagem de conhecimento Ep. 017 | Por que usar cores nos mapas conceituais? | Ft. Thalita Nascimento Ep. 016 | Dicas para a prova de proficiência | Ft. Nivia Macello Ep. 016 | Dicas do Paulo: revisão dos mapas conceituais XXI Ciclo de Seminários Ep. 016 | Eye Tracking (rastreamento de olhar) | Ft. Thalita Nascimento XX Ciclo de Seminários | Mapas conceituais como material de ensino sobre modelos atômicos Ep. 015 | Dicas do Paulo: modelos de conhecimento, organização dos mapas com cores e colaboração Ep. 015 | O que é inglês instrumental? | Ft. Nivia Macello XX Ciclo de Seminários | Por que vale a pena usar mapas conceituais? Ep. 015 | Entrevistas mediadas com mapas conceituais | Ft. Joana Aguiar XX Ciclo de Seminários | Identificando conexões disciplinares usando mapas conceituais Especial 50 anos | 6. A tecnologia como aliada Especial 50 anos | 5. Conferências internacionais XX Ciclo de Seminários | Análise de vizinhança de mapas conceituais Especial 50 anos | 4. Livros marcantes Especial 50 anos | 3. Marco Antônio Moreira: O brasileiro pioneiro XX Ciclo de Seminários | Como fazer bons mapas conceituais? Especial 50 anos | 2. Trabalhos de Joseph Novak Especial 50 anos | 1. Como tudo começou? Especial 50 anos | Seis episódios para você Especial 50 anos | Confira a agenda do Conceituados Ep. 014 | Dicas do Paulo: mapas conceituais no planejamento da disciplina XX Ciclo de Seminários | Como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais XX Ciclo de Seminários | Mapas conceituais como ferramenta de avaliação na sala de aula Ep. 014 | Mapa resolve tudo? | Ft. Paulo Correia Confira o certificado de participação do XX Ciclo de Seminários Ep. 014 | Imagens em mapa, pode? | Ft. Kleyfton Soares Confirme o seu interesse até amanhã: ECQ 5720 Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais: Fundamentos, Desafios e Perspectivas XX Ciclo de Seminários | Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares Bate papo sobre a disciplina ECQ 5720 Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais: Fundamentos, Desafios e Perspectivas Ep. 013 | Dicas do Paulo: síntese de ideias com mapas conceituais e o compartilhamento de mapas Ep. 013 | Bate papo com pós-graduandos | Ft. Fernanda Marco, Natália Quinquiolo e Wallace Santana Ep. 013 | Educação continuada: uma experiência em ambiente hospitalar | Ft. Enfermeira Estela Silva Ep. 012 | Dicas do Paulo: ponta de seta, mapeando um tema que você domina e modelos de conhecimento Ep. Especial Final de ano e planos para 2022 | Ft. Equipe Conceituados XX Ciclo de Seminários Ep. 012 | Como vencer a procrastinação? | Ft. Simone de Ávila Ep. 012 | Mapas em sala – uma experiência no ensino superior | Ft. Paulo Correia Ep. 011 | Dicas do Paulo: temática, mapas para modelar ideias e como fonte de inspiração Ep. 011 | Por que o stress é prejudicial na aprendizagem? | Ft. Simone de Ávila XIX Ciclo de Seminários | Paulo Correia, USP Ep. 011 | Mapas em sala – uma experiência no ensino médio | Ft. Marília Soares Ep. 010 | Dicas do Paulo: brainstorming de conceitos e refinamento dos termos de ligação XIX Ciclo de Seminários | Thalita Nascimento, USP Ep. 010 | Técnicas de aprendizagem para estudantes | Ft. Simone de Ávila Ep. 010 | Mapas em sala – uma experiência no ensino fundamental | Ft. Ronise Corrêa XIX Ciclo de Seminários | Ivan Capdeville Jr, ALMG Ep. 009 | Dicas do Paulo: Conceitos com imagens, revisão de mapas antigos e apresente seus mapas Ep. 009 | Como foi a nossa organização na pandemia? | Ft. Izabela Souza, Marília Soares & Bruno Rosa XIX Ciclo de Seminários | Keli Cristina Maurina, UTFPR Ep. 009 | Mapas na sala de aula – uma experiência no Ensino Fundamental | Ft. Raíssa Ballego Ep. 008 | Dicas do Paulo: mapas colaborativos para aprender a aprender e o uso do CmapCloud XIX Ciclo de Seminários | Izabela de Souza, USP Ep. 008 | Como você organiza os seus estudos? | Ft. Thalita Nascimento & Gabriel Santos Ep. 008 | Como introduzir mapas conceituais para estudantes com cegueira? | Ft. Franciele Beal XIX Ciclo de Seminários | Thiago von Atzingen Bueno, UNASP Ep. 007 | Dicas do Paulo: importância de revisar o mapa conceitual Ep. 007 | Quais são os produtos e benefícios da IC na USP? | Ft. Raissa Ballego e Thalita Nascimento XIX Ciclo de Seminários | Stela Maris Aguiar Lemos, UFMG Ep. 007 | Mapas no Ensino Fundamental e Ensino Médio | Ft. Ronise Corrêa Ep. 006 | Dicas do Paulo: organize, compartilhe seus mapas e reflita sobre sua aprendizagem XIX Ciclo de Seminários | Camilla Marangão, USP Ep. 006 | O que é a Iniciação Científica? | Ft. Jara Daiana & Raíssa Ballego Ep. 006 | Mapas conceituais em aulas remotas com o Jamboard | Ft. Núria Gonçalves & Renato Bastos Ep. 005 | Dicas do Paulo: erro nos mapas, plataforma Sero! e modelos de conhecimento Ep. 005 | Dicas para passar na FUVEST | Ft. Ana Júlia, Giovanna Faysano & Leonardo Bispo Ep. 005 | Mapeando sua disciplina no planejamento do ensino | Ft. Ivan Capdeville Jr Ep. 004 | Dicas do Paulo: use conceitos pequenos, para quem é o seu mapa e avaliando com mapas Ep. 004 | Mapas conceituais para organizar sua rotina de estudos e trabalho | Ft. Silvia Abensur Ep. 004 | Mapeamento colaborativo: por que é importante e como colaborar? | Ft. Raíssa Ballego Ep. 003 | Dicas do Paulo: delimitação do tema, mapeando sozinho e incluindo links nos mapas XVIII Ciclo de Seminários | Joana Aguiar, UFF/RJ Ep. 003 | Como organizar os estudos? | Ft. José Francisco & Adailton Baleeiro Ep. 003 | Como aprender ou melhorar a técnica? | Ft. José Francisco XVIII Ciclo de Seminários | Jerson Romano Jr, Professor da SEE/SP Ep. 002 | Dicas do Paulo: mapas pequenos são melhores, o CmapTools e compartilhe seus mapas Ep. 002 | Aprender a aprender | Ft. Simone de Ávila XVIII Ciclo de Seminários | Silvia Abensur, UNIFESP Ep. 002 | Por que fazer um mapa conceitual? | Ft. Marília Soares Ep. 001 | Dicas do Paulo: aprender a aprender, verbo no termo de ligação e revisão dos mapas XVIII Ciclo de Seminários | Luan Santos, UFPE Ep. 001 | A importância de organizar a vida | Ft. Luan Santos Ep. 001 | Mapa conceitual e mental é tudo a mesma coisa? | Ft. Paulo Correia Ep. 000 | Conheça o Conceituados XVIII Ciclo de Seminários | Henri Leboeuf, IFPR XVIII Ciclo de Seminários | Ivan Capdeville Jr, Escola do Legislativo/MG XVIII Ciclo de Seminários | Marília Soares, USP XVIII Ciclo de Seminários | Adailton Baleeiro, USP XVII Ciclo de Seminários | Mineração de dados em ambientes de aprendizagem: criando alertas antecipados Live #24 | Como eu crio mapas conceituais usando o CmapTools? XVII Ciclo de Seminários | Aprendendo com os movimentos oculares dos professores Live #23 ESPECIAL | A aprendizagem significativa do professor no planejamento do ensino com mapas – Evelyse Lemos XVII Ciclo de Seminários | Sistema atencional, aprendizagem e mapas conceituais Live #22 | Por que eu não consigo usar os mapas nas minhas aulas? XVII Ciclo de Seminários | Atividades preparatórias e desempenho dos estudantes na sala de aula invertida Live #21 ESPECIAL | Mapas conceituais e inteligência artificial: união improvável? – Alberto Cañas XVII Ciclo de Seminários | Quais são as possíveis formas de usar mapas conceituais em atividades colaborativas? Live #20 | Por que é importante revisar os mapas conceituais? Bate papo #16 | Mapas e as aulas interdisciplinares | Professor Tiago Ribeiro XVII Ciclo de Seminários | Avaliação formativa com mapas elaborados pelo professor: a devolutiva imediata Live #19 ESPECIAL | Cursos remotos e a aprendizagem significativa – Romero Tavares Bate papo #15 | Mapas e as pesquisas brasileiras | Professora Graziela de Souza Live #18 | Como usar os mapas dos professores na sala de aula? XVII Ciclo de Seminários | Conceitos portais: um ponto de atenção no caminho para a aprendizagem Bate papo #14 | Mapas e as proposições dinâmicas | Professor Adriano Nardi Live #17 ESPECIAL | Como usar os modelos de conhecimento? – Rodrigo Carvajal XVII Ciclo de Seminários | Como os mapas conceituais podem ser utilizados para mediar entrevistas? Bate papo #13 | Mapas e o conhecimento procedimental | Professor Eduardo Takahashi Live #16 | É possível mapear qualquer tipo de conhecimento? Live #15 | Por que os alunos tem dificuldades em fazer mapas? Bate papo #12 | Mapas e a aprendizagem significativa | Professora Rejane Lira Live #14 | Os mapas estimulam a colaboração? Bate papo #11 | Avaliação usando mapas com erros | Professora Ronise Corrêa Live #13 | Como os mapas se relacionam com a aprendizagem significativa? Bate papo #10 | Mapas conceituais e os saberes populares | Professora Silvia Beber Live #12 | Como avaliar a aprendizagem usando conceitos obrigatórios? Bate papo #09 | Transformando textos didáticos em mapas conceituais | Professora Marianna Junqueira Live #11 | Como identificar interfaces interdisciplinares com mapas? Bate papo #08 | Mapas para deficientes visuais | Professora Sandra Cardinali Mapeando a Química Geral Live #10 | Onde estão os conceitos mais difíceis da sua disciplina? Lançamento de volume especial sobre mapas conceituais | CEMeR Live #09 | Como criar atividades para avaliar a aprendizagem? Bate papo #07 | Mapas conceituais e neurociência | Professor Kleyfton Soares Bate papo #06 | Mapas conceituais na matemática | Professor Luan Santos Live #08 | Como mapear temas amplos? Bate papo #05 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Ana Carolina Live #07 | A tecnologia ajuda a incluir os mapas nas aulas? Bate papo #04 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Melissa Dazzani Live #06 | O que você quer saber? Qual é a sua dúvida? Bate papo #03 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Raíssa Ballego Live #05 | Como ir além dos mapas conceituais descritivos? Bate papo #02 | Conheça a equipe do Coursera | Professor Adailton Baleeiro Live #04 | Um bom mapa conceitual deve apresentar quantos conceitos? Live #03 | Como e quando usar a análise estrutural de mapas Bate papo #01 | Conheça a equipe do Coursera | José Francisco Live #02 | Como planejar a avaliação com mapas conceituais Live #01 | Avaliação de mapas e avaliação com mapas Lançamento do volume especial sobre mapas conceituais | CEMeR Mariana Acquarone CONCEITUADOS Lordfasdfasdem d fasjd faljd flasjldf jalspsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. SEMINÁRIOS Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. CURSOS E DISCIPLINAS Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. WORKSHOPS E PALESTRAS Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Destaques XXI Ciclo de Seminários | Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem!XXI Ciclo de Seminários | Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem! Aprenda a fazer mapas conceituais sem sair de casa! Turma 43 | Dezembro 2022Aprenda a fazer mapas conceituais sem sair de casa! Turma 43 | Dezembro 2022 XXI Ciclo de Seminários | Como fazer avaliação diagnóstica usando mapas conceituais com errosXXI Ciclo de Seminários | Como fazer avaliação diagnóstica usando mapas conceituais com erros XXI Ciclo de Seminários | Por que definir a pergunta focal é importante?XXI Ciclo de Seminários | Por que definir a pergunta focal é importante? Conceitos portais: obstáculos de aprendizagem que você precisa conhecerConceitos portais: obstáculos de aprendizagem que você precisa conhecer Conceituados e a conexão entre ensino e extensãoConceituados e a conexão entre ensino e extensão Aprenda a fazer mapas conceituais sem sair de casa! Turma 42 | Novembro 2022Aprenda a fazer mapas conceituais sem sair de casa! Turma 42 | Novembro 2022 XXI Ciclo de Seminários | Mapas conceituais e o conhecimento metacognitivoXXI Ciclo de Seminários | Mapas conceituais e o conhecimento metacognitivo Jornal da USP divulga aplicativo que usa mapas conceituais com realidade aumentadaJornal da USP divulga aplicativo que usa mapas conceituais com realidade aumentada Mapas conceituais e ondas semânticasMapas conceituais e ondas semânticas