Explicar é muito mais do que descrever: estratégias para estimular a criação de proposições dinâmicas
Adriano Nardi Conceição, Paulo Rogério Miranda Correia
Resumo
As proposições são as unidades básicas constituintes dos mapas conceituais (MCs) e podem ser classificadas como estáticas ou dinâmicas de acordo com o tipo de relação que estabelecem entre os conceitos. As proposições estáticas são aquelas que apresentam relações de definição, caracterização
ou estado entre conceitos e as proposições dinâmicas revelam relações mais complexas e com maior grau de profundidade como causalidade, correlação e proporcionalidade, exigindo um maior nível de entendimento do mapeador. Atividades envolvendo a solicitação de elaboração de mapas conceituais costumam resultar em mapas descritivos, caracterizados pela predominância de proposições estáticas. Para obter mapas conceituais explicativos é necessário utilizar estratégias para estimular a construção
de proposições dinâmicas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar estratégias que envolvem a estrutura da rede proposicional, o uso de uma pergunta focal iniciada com “como” e o uso obrigatório de
um conceito com o quantificador “mais”. Mapas elaborados por estudantes de uma disciplina do Ensino Superior são apresentados para ilustrar os resultados obtidos a partir das estratégias utilizadas.
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