Categorias
Artigos Pesquisa

Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual a partir da análise estrutural da rede proposicional

Artigo completo | Ciência & Educação, 2017

Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual a partir da análise estrutural da rede proposicional

Paulo Rogério Miranda Correia, Joana Guilares de Aguiar

Resumo
Os mapas conceituais (MCs) são organizadores gráficos que permitem representar o conhecimento e promover a aprendizagem significativa. A utilização adequada da técnica em sala de aula depende do treinamento dos alunos. Este trabalho teve como objetivo avaliar e acompanhar a proficiência dos alunos a partir da análise da estrutura da rede proposicional dos MCs. Para isso foi proposto o uso da Análise Estrutural de 434 MCs produzidos pelos alunos durante a disciplina Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) nas 1ª, 5ª e 15ª aulas. A partir de análises estatísticas univariada e multivariada dos dados foi possível inferir que a densidade proposicional e a quantidade de conceitos múltiplos iniciais e finais são parâmetros suficientes para determinar a proficiência dos alunos na técnica de mapeamento, a qual foi estabelecida à medida que as tarefas de treinamento e elaboração dos MCs foram acontecendo durante as 15 aulas da disciplina.

Leia o artigo completo
Clique aqui para acessar o texto completo.