Categorias
Artigos Destaques Pesquisa

O desafio da inovação didática e a potencialidade dos mapas conceituais [Editorial]

Editorial | Currículo & Docência, 2021

O desafio da inovação didática e a potencialidade dos mapas conceituais [Editorial]

Joana Guilares de Aguiar, Paulo Rogério Miranda Correia

Resumo
A crise sanitária imposta pela Covid-19 vem exigindo das instituições educacionais uma preocupação em como manter a qualidade do ensino oferecido aos alunos em uma situação tão crítica. Diferentemente do Ensino à Distância (EaD), em que o currículo é pensado e estruturado para ser realizado em atividades prioritariamente assíncronas (Behar, 2009), o ensino remoto tem um caráter adaptativo, provisório, emergencial (Valente, Moraes, Sanchez & Souza, 2020). Ambos exigem pressupostos teóricos e metodológicos diferentes daqueles do presencial – a simples transposição de conteúdos para o ambiente virtual de aprendizagem apesar de ser um primeiro passo, mina a potencialidade de criação de novas formas ensinar e se relacionar com nossos alunos.

Leia o artigo completo
Clique aqui para acessar o texto completo.