Categorias
Artigos Pesquisa

O uso de mapas conceituais com erros como ferramenta de avaliação do Ensino de Ciências

Artigo completo | CEMeR, 2020

O uso de mapas conceituais com erros como ferramenta de avaliação do Ensino de Ciências

Thalita de Souza Nascimento, Marília Soares, Paulo Rogério Miranda Correia

Resumo
Os mapas conceituais (MCs) são organizadores gráficos que possibilitam a representação do conhecimento e podem ser utilizados como ferramenta de avaliação. No entanto, para a utilização de MCs feitos pelos alunos como avaliação, é necessário que haja tempo disponível para treiná-los na tarefa de elaboração dos MCs, caso contrário, os resultados da avaliação podem ficar comprometidos. Pensando nisso, o nosso grupo de pesquisa desenvolveu os mapas conceituais com erros (MCE) como forma de avaliar o conhecimento dos alunos. A ideia é solicitar aos alunos que localizem os erros conceituais intencionalmente adicionados pelo professor em um mapa conceitual elaborado por ele, considerando os conceitos fundamentais do assunto tratado. O objetivo deste artigo é apresentar o MCE como ferramenta de avaliação, indicar maneiras como o professor pode preparar e utilizar o MCE em seu contexto disciplinar e, por fim, analisar os resultados encontrados a partir de uma avaliação utilizando MCE na sala da aula. Os resultados indicaram que o MCE permitiu que o professor identificasse conteúdos problemáticos que merecem ser retomados em sua disciplina e pequenos grupos de alunos em situação de não aprendizagem que, em outra situação, poderiam ficar ocultos sob a média de acertos da sala.

Leia o artigo completo
Clique aqui para acessar o texto completo.