XVII Ciclo de Seminários | Quais são as possíveis formas de usar mapas conceituais em atividades colaborativas?
Apresentadora
Raíssa Ballego
Data & horário
02-10-2020 | 16h00
Resumo
Atividades colaborativas são uma prática muito usadas nas salas de aula. Entretanto, muitas vezes essas atividades perdem o sentido, pois não atingem o propósito de construir o conhecimento colaborativamente. Por diversas vezes, o que ocorre entre os alunos é uma cooperação, e não colaboração. Na primeira parte desse seminário, será dedicado um tempo para diferenciar esses dois métodos de trabalho. Definido o que é a construção colaborativa do conhecimento, serão apresentadas técnicas de promove-la por uso de Mapas Conceituais. Em um primeiro momento, serão apresentados trabalhos onde os alunos constroem seus mapas conceituais em grupo e quais são os benefícios obtidos com isso. Em outro momento, serão mostrados trabalhos em que os Mapas Conceituais são feitos pelo especialista do tema e entregue aos alunos como uma forma de instigar as discussões entre eles. Por fim, essas possibilidades serão comparadas e a discussão será aberta ao público.
Sessão de perguntas e respostas