Categorias
O que fazemos Seminários

XVII Ciclo de Seminários | Atividades preparatórias e desempenho dos estudantes na sala de aula invertida

Adailton Baleeiro, USP | 16-10-2020

XVII Ciclo de Seminários | Atividades preparatórias e desempenho dos estudantes na sala de aula invertida

Apresentador
Adailton Baleeiro

Data & horário
16-10-2020 | 16h00

Resumo
A sala de aula invertida é uma forma de metodologia ativa que exige que o aluno realize atividades de aprendizagem antes da aula para se preparar para o encontro presencial. Ela exige requisitos mais elevados em termos de regulação da aprendizagem do que em abordagens mais tradicionais, exigindo uma maior agência do aluno, favorecendo o desenvolvimento de novas ou adaptação de estratégias de aprendizado existentes. O engajamento dos alunos nas atividades preparatórias é considerado fundamental para o sucesso desta abordagem. No entanto, existem poucas evidências empíricas sobre a relação entre o engajamento dos alunos com as atividades antes da aula e seu desempenho na aprendizagem para cursos que utilizam a sala de aula invertida. Este seminário pretende discutir a relação entre o engajamento dos alunos nas atividades preparatórias da sala de aula invertida e o desempenho na aprendizagem e como a sala de aula invertida pode favorecer a autorregulação e uma maior agência do aluno no processo de aprendizagem.

YouTube player

Sessão de perguntas e respostas

YouTube player