XVII Ciclo de Seminários | Avaliação formativa com mapas elaborados pelo professor: a devolutiva imediata
Apresentadora
Marília Soares
Data & horário
18-09-2020 | 16h00
Resumo
A avaliação é algo implícito no comportamento das pessoas e na Educação não é diferente. Tradicionalmente o professor atribui valor ao que o aluno faz. Quando isso ocorre, não se espera muita orientação de caráter formativo por parte do professor. Mas quando esse valor atribuído é convertido em qualidade, o professor intervém com orientações e apontamentos que provoquem reflexões e promovam crescimento e desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Essa preocupação favorece uma autoavaliação, tanto do próprio aluno como também do professor. Esses são elementos importantes da avaliação formativa, que neste seminário terá algumas referências de apoio, com destaque para uma das obras de Philippe Perrenoud. A avaliação formativa, segundo ele, se define como uma fonte de regulação e essas práticas de avaliações contínuas valorizam os erros dos alunos que, segundo Luckesi, podem ser fontes de virtude e crescimento do aluno no contexto educacional. Os erros cometidos durante uma avaliação podem ser detectados por meio de diferentes instrumentos e o destaque que se quer fazer neste seminário é a utilização de mapas conceituais para esse fim. O mapa conceitual deve orientar o aluno em sua busca por informações a respeito de algum conceito que não entendeu ou ainda não conhece, e, dependendo da forma como o mapa é usado em sala de aula, pode favorecer a autorregulação do aluno, a partir de reflexões que são provocadas a partir de um feedback do professor (quando ele existe). Se esse feedback é dado rapidamente ou imediatamente ao término da avaliação, o impacto na aprendizagem do aluno pode ser muito positivo, pois existe a possibilidade de se discutir sobre a avaliação em si, o que se esperava dos alunos em torno do conteúdo abordado e o professor ainda ganha subsídios para uma reflexão de sua própria prática.
Sessão de perguntas e respostas