Categorias
Destaques O que fazemos Seminários

XX Ciclo de Seminários | Mapas conceituais como material de ensino sobre modelos atômicos

Marília Soares, USP | 24-06-2022

XX Ciclo de Seminários | Mapas conceituais como material de ensino sobre modelos atômicos

Apresentadora
Marília Soares (Mestre em Ensino de Ciências, PIEC-USP)

Data & horário
24-06-2022 | 16h00

Leia
Clique aqui para acessar o artigo completo.

Resumo
Neste artigo, exploramos o uso de mapas conceituais (MC) como materiais de ensino preparados por professores, para promover a compreensão da química. Escolhemos os fogos de artifício como um evento macroscópico para ensinar princípios químicos básicos relacionados ao modelo atômico de Bohr e à interação matéria-energia. Durante a navegação do MC criado pelo professor, os alunos podem experimentar uma sensação de desorientação, o que é prejudicial para o processo de aprendizagem. Duas dicas gráficas foram testadas como orientação de navegação pelo MC: (1) conceitos codificados por cores, para agrupar conteúdo semelhante e (2) proposições numeradas para oferecer uma sequência de leitura. Um projeto quase-experimental pré-teste-pós-teste combinado com esforço mental foi utilizado para medir a eficiência do MC na aprendizagem. Alunos de graduação do primeiro ano (n = 85) foram designados aleatoriamente para estudar um dos quatro MC possíveis. Os resultados mostraram que todos os alunos foram capazes de aumentar seu nível de conhecimento factual, apesar do MC ser usado como um material instrucional. A falta de dicas prejudicou a compreensão conceitual. Sinalizar conteúdo semelhante usando cores foi fundamental para reduzir o esforço mental investido e promover a compreensão sobre os conceitos químicos.

YouTube player

Inscreva-se no nosso canal no YouTube e ative as notificações para não perder nada