XX Ciclo de Seminários | Por que vale a pena usar mapas conceituais?
Apresentador
Adriano Nardi (Doutorando em Ensino de Física, PIEC-USP)
Data & horário
10-06-2022 | 16h00
Leia
Clique aqui para acessar o artigo completo.
Resumo
Aprender profundamente, aprender a aprender (metalearning) e aprender por toda a vida (lifelong learning) são alguns dos novos desafios que a sociedade do conhecimento apresenta ao ensino superior. O aumento do interesse por métodos e estratégias inovadoras, que alterem a dinâmica da sala de aula, tem produzido boas respostas. Esse artigo apresenta a técnica de mapeamento conceitual para favorecer a aprendizagem profunda, que aproxima o aluno do conhecimento especializado do professor. A possibilidade de oferecer feedbacks precisos e constantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem justifica o uso dos mapas conceituais no ensino superior. O domínio da técnica de mapeamento conceitual e o planejamento cuidadoso da demanda a ser apresentada em sala de aula são aspectos fundamentais para assegurar os resultados esperados.
Inscreva-se no nosso canal no YouTube e ative as notificações para não perder nada
