XXI Ciclo de Seminários | Da representação à modelagem de conhecimento
Apresentadora
Thalita Nascimento (Mestranda, PIEC-USP)
Data & horário
05-08-2022 | 16h00
Leia
Clique aqui para acessar o artigo completo.
Resumo
O treinamento de usuários na técnica de mapeamento conceitual é condição indispensável para assegurar a alta qualidade do mapa conceitual (MC) em termos de estrutura gráfica e precisão do conteúdo. Porém, avaliar a excelência na técnica por meio da qualidade de estrutura e conteúdo é tarefa complexa. Esse trabalho tem como objetivo propor um treinamento sequencial em duas etapas. A primeira etapa requer o cumprimento de objetivos de baixa ordem cognitiva (lembrar, entender, aplicar) para capacitar novatos a bons mapeadores, desenvolvendo habilidades de representação do conhecimento por meio dos MCs. A segunda etapa requer o cumprimento de objetivos de alta ordem cognitiva (analisar, avaliar e criar) para capacitar bons a excelentes mapeadores, desenvolvendo habilidade de modelagem do conhecimento por meio dos MCs. Aportes teóricos são oferecidos para (1) apresentar parâmetros de referência que distinguem bons e excelentes MCs; (2) informar a produção de tarefas instrucionais, considerando a taxonomia revisada de Bloom e a teoria da carga cognitiva; (3) propor um protótipo de treinamento em mapeamento conceitual combinando atividades à distância e presenciais. A aplicação do treinamento proposto e a busca por uma certificação institucional são os próximos passos para a utilização madura dos MCs.
Assista
Clique aqui para assistir esta apresentação.
Inscreva-se no nosso canal no YouTube e ative as notificações para não perder nada